Mestres

quinta-feira, 27 de março de 2014

ARTE E EXPRESSÃO

Faço minhas as palavras de Maria Helena Andrés quando diz que a ARTE é não  apenas uma das vias de transformação do homem, mas também um caminho. Na qualidade de ARTE TERAPEUTA, vejo como esse caminho vem se mostrando possível e propiciador de encontros, superações e descobertas.

A arte ajuda o ser humano a despertar para a consciência de si mesmo e do universo. Ela contem uma mensagem espiritual que independe de tempo, espaço, credo e raça.

Um grande exemplo da atuação da ARTE no desabrochar da consciência de si mesmo, é o coreógrafo e bailarino Marcos Abranches. Ele desenvolve um trabalho que transcende a forma, explora a cor e nos convida a repensar conceitos como harmonia, equilíbrio, composição.

Trazendo do fundo de seu coração a "cor" da sua essência, ele consegue realmente colorir o nosso "psicológico", nos levando a nos questionarmos sobre a nossa cor e a nossa forma - quem somos? Como pensamos, como vemos o outro? Como nos movimentamos no espaço? Como se manifestam nossos sentidos da visão, audição, tato, equilíbrio, propiocepção?

A arte é o caminho que pode nos libertar da cor, da forma, da composição, do espaço tradicional impulsionando outra maneira de comunicação,  registrando vivências momentâneas da realidade interior e exterior.






Veja mais sobre Marcos Abranches em : http://artedemais.blogspot.com.br/

Os Caminhos da Arte, Maria Helena Andres

Nenhum comentário:

Postar um comentário