Mestres

sábado, 14 de dezembro de 2013

continuação

"Diz o Talmud: Se eu não pensar em mim, quem o fará?"

"Acho que enquanto o indivíduo não descobrir seu melhor e mais saudável egoísmo, não mostrará o melhor de si mesmo."

"Se eu renunciar a ser o centro de meu mundo, alguem  ou alguma coisa vai ocupar este espaço."

"É, sim. É egocêntrico. E é saudável que seja. Não é ruim centrar-se em si mesmo. Insano é querer ser o centro da vida de outro."

"É possível ser egoísta  e ter muita vontade de compartilhar, embora tudo o que nos ensinaram faça com que isso pareça impossível."

"Quanto mais aproveito minha vida, quanto mais satisfeito me sinto, mais treinada está minha capacidade de amar à mim mesmo e os outros."

"...ninguem nunca se esvazia quando ama."

"Autônoma é a pessoa que sabe ser capaz de administrar, sistematizar, e decidir suas próprias normas, regras e seus costumes."

"Acho que a liberdade não é um mito teórico nem está limitada a certas condições. Acredito em uma librdade real e possível. Também, e não só, porque sem liberdade não existiria a autonomia e sem ela não poderiamos deixar de depender dos outros, mesmo que seja para que nos digam no que vai dar este negócio de viver.
E então nosso caminho até aqui teria sido em vão.
Recuso-me a aceitar isso!
Mas eu disse liberdade absoluta.
Por que?
Porque a liberdade com limitações não pode ser considerada liberdade."

"Mais uma reviravolta: se, condicionada por sua história, a pessoa escolhe ser escrava, então é livre ou escrava?
"Na questão do escrevo: se depois de decidir ser escravo ele puder mudar de ideia e escolher ser livre, então é livre, mesmo que viva como escravo; mas, se abandonar para sempre sua possibilidade de escolher, perde a liberdade."

"Na vida real somos sempre responsáveis por nossas escolhas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário