Mestres

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Procrastinação

Excelente texto de minha amiga Cristina Belo.





Muito bem, já vai abril e as resoluções de ano novo continuam onde sempre estiveram. No campo das ideias.

A esta altura eu já deveria ter parado de fumar, já deveria ter abolido alguns alimentos da dieta e já deveria ter reduzido também o consumo de bebida alcoólica. Todos estes hábitos nada saudáveis que ainda fazem parte do meu dia a dia mas não contribuem em nada para minha longevidade já deveriam ter sido abolidos há tempo, mas meu lado hedonista é muito muito autoritário e exigente,  então cá estou eu, presa aos prazeres mundanos, colocando-os no patamar das missões impossíveis que elegemos como objetivos para o ano que vem.
Porque procrastinamos tanto? porque não damos prioridade ao que nos faz bem? (e aí se inclui a não procrastinação, pois que ela   gera ansiedade). Porque só na segunda feira, ou em 1 de janeiro?
Muito já se escreveu sobre isso. Muito já li sobre isso, mas colocar em prática, o que é bom, nada. Esta é uma das minhas palavras: procrastinar, assim como hedonismo (acusação que já recebi de minha amiga Janaína Nascimento e que me pegou muito de surpresa). O prazer momentâneo, efêmero,  que me afasta do que me angustia, do que me incomoda. Que me afasta do mundo real. do cotidiano insosso.
Já se passaram 4 meses e nem mesmo consegui escrever uma postagem nova para o blog. Ah! deixa pra amanhã, que vou ter ideia melhor. Há vários aqui começados,  rascunhados, inacabados. Como tudo o mais, como as decisões de ano novo.
Tudo bem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval, é prática nacional, é determinação cultural. Mas apegados a isso, vamos deixando a vida passar e não damos a devida atenção ao que é realmente importante.  Cuidar mais de nós, dar aquele telefonema, arrumar a gaveta, jogar fora os papeis acumulados num canto. Tudo que vai nos sufocando, que se acumula e acaba virando  excesso...de peso, de dores, de tarefas não cumpridas.
Procrastinar é disso que se trata. de acumular peso. Pois o que não resolvemos logo, vai aumentando.
Meu primeiro sogro dizia...se tiver muita coisa pra resolver em um dia não resolva nada, deixe pra amanhã. Uma parte vai se resolver sozinha e aí você resolve o que sobrou. Acho que levei isso muito a sério.
Fugir das responsabilidades chatas do dia a dia é tentador. Mas não fazer, não resolver é muito pior, pois resulta em acumulação,  excesso e a isso se juntam as novas preocupações, desejos, responsabilidades, deveres. Daí quando você vê  não tem mais como dar conta. Passou, cresceu demais.
Então vamos nos levantar, tirar o mofo,  fazer a faxina e procrastinar a procrastinação. Fazer agora dá sempre uma sensação de prazer, o alívio de sacudir o excesso, de fazer hoje logo de uma vez. e aí amanha talvez, começar tudo de novo com a casa a cara e a coragem limpas. com a agenda de novo em ordem, com o prazer retomado livre de culpa.
Em um canal de clássicos revi hoje o filme Heart and Soul de 1993 com Robert Downey Jr., traduzido como Morrendo e Aprendendo, comédia muito comovente sobre um grupo de pessoas que morrem juntas em um acidente de ônibus e ficam presas a terra, ligados a um bebe que acabara de nascer em um carro próximo ao local do acidente. Todos tinham assuntos a resolver por isso não foram levados imediatamente. Um deles passou a vida desejando ser cantor mas nunca conseguiu fazer uma audição por medo de falhar.  Em sua cena de libertação, ele recusa-se a tentar cantar em público, usando o corpo de Robert Downey por medo outra vez e diz ser um fracasso como sempre foi em vida. O personagem de Downey lhe diz:" voce foi um fracasso porque nunca tentou...".
O que isso tem a ver? Tudo. Procrastinar, deixar pra depois, nada mais é do que expressar o medo de falhar, de "ser um fracasso", de não conseguir resolver os problemas por menores que sejam. Recomendo o filme, pois ao vê lo outra vez lembrei de que não temos tanto tempo assim e de uma hora pra outra, já não poderemos resolver o que ficou pro dia seguinte.
Eu vou tentar. Já fiz a lista de tarefas que precisam da minha atenção, já peguei meus livros de cuidados com a saúde para montar um cardápio mais adequado às limitações da idade do meu corpo e vou voltar a tomar minha "água de melissa" pra ajudar com o vicio do cigarro, este sim, um grande problema. E pra vocês que se cansaram dos tantos Deja Vu, dos clichês e dos já li isso em algum lugar, vai uma dica de aromaterapia pra dar um gás: capim limão ou alecrim pra "despertar" como diz Gorethi Moura e grapefruit pra alegrar um pouco.

Até mais

***************
Só pra informação, comecei este texto em março, terminei em abril mas só fiz a revisão pra publicar hoje...será que eu consigo???? 

--
Postado por Blogger no Diário mínimo em 5/03/2013 09:02:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário