Mestres

terça-feira, 3 de maio de 2011

Nietzsche para Estressados

Percy, Allan - Nietzsche para Estressados - tradução Rodrigo Peixoto; Rio de Janeiro: Sextante, 2011

Selecionamos alguns fragmentos do livro para compartilhar, apesar do autor, enquanto filósofo, defensor do aconselhamento filosófico, considerar que nós psicólogos e os psiquiatras, só tenhamos a oferecer "tratamentos longos, caros, incômodos e, muitas vezes, prescrevem remédios com efeitos colaterais."
Acreditamos que o livro oferece algumas reflexões pertinentes, a partir de citações atribuídas a Nietzsche. Sentimos o autor não ter citado de quais obras de Nietzsche  foram tirados os aforismos.


"E a primeira condição para encontrar-se é saber aonde se quer chegar." (pag. 7)
 "Ao sentir o cheiro de terra fresca, o ar limpo e o silêncio, que só é quebrado pelas pequenas criaturas ao redor, reencontramos nossa essência por tanto tempo abandonada". (pag. 9)
 "Não precisamos nos vestir bem, falar ou atuar de maneira especial. Basta nos deixarmos levar pelo mundo natural em direção ao nosso interior, onde um manancial de tranqüilidade nos espera." (pag. 9)
 "Qual é a próxima vida em que quero nascer?" (pag. 10)
 "O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas." (pag.11)
"A palavra japonesa wabi-sabi define a arte da imperfeição: no que é incompleto, irregular e antigo existem vida e beleza, pois ai está contido o desejo que a natureza tem de aprimorar a si mesma."  (pag. 15)
“Podemos observar o mundo de duas maneiras: virando a cabeça para trás ou prestando atenção no que temos à nossa frente. E você? Que caminho prefere?” (pag. 18)
“Quem não sabe julgar o que merece crédito e o que merece ser esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial.” (pag. 20)
“Como diz um dos poemas mais célebres do taoísmo, no silêncio e no vazio todas as coisas estão presentes em potencial. A mente é como um copo: antes de enchê-la, devemos esvaziá-la. Do vazio e do não ser surge a criatividade.” (pag. 28)
“Se estivermos conscientes de que todo fim é ao mesmo tempo um começo, a dor e o possível sofrimento serão para nós uma escola que nos permitirá entender mais profundamente o que significa ser humano.” (pag. 32)
“A dança talvez seja a expressão mais genuína da alegria humana.”  .... “A dança nos permite conhecer nossos sentimentos ao expressá-los como movimentos no espaço.” (pag. 43)
“Grandes vínculos se quebraram pela insistência de uma das partes em fiscalizar a outra. No momento em que deixamos de ser companheiros para assumir um papel paternalista, algo se rompe na amizade. A naturalidade dá lugar à dominação e se estabelece um jogo de poder que não beneficia em nada a relação.” (pag. 54)
“Talvez se trate unicamente de não pensar, de evitar perguntas que precisamos fazer a nós mesmos. As transformações nos assustam. E a solidão é, justamente, a pista de decolagem das grandes mudanças, o palco onde nos equipamos para renascer em uma nova viagem vital.” (pag. 56)
“Hans Christian Andersen disse que “os contos de fadas são escritos para que as crianças durmam, mas também para que os adultos despertem.”” (pag. 64)
“Quando não há preconceitos, a luz da faz florescer o melhor de nós em nosso jardim interior.” (pag. 70)
“Quando sentimos que oferecemos algo ao próximo, de repente tomamos consciência de nosso valor. Ninguém é mais pobre que uma pessoa que não dá nada, pois é na doação que demonstramos nossa riqueza.” (pag. 75)
“Como exercício para perceber e agradecer a magia da vida, crie sua lista de maravilhas e pendure-as em um lugar visível da casa, para que não se esqueça das dádivas recebidas.” (pag. 82)
“Assim como nossos sonhos nos definem, nossa identidade é a sensibilidade que nos distingue dos demais companheiros humanos, é nossas contribuição única para o mundo, nossa missão pessoal. Encontrar essa missão pode ser o trabalho de toda uma vida, mas apenas o fato de buscá-la já nos permite saber aonde vamos.” (pag. 84)
“Os sonhos são projetados por nosso arquiteto interior, mas para transformá-los em realidade, é preciso despertar o pedreiro que também vive em cada um de nó.” (pag. 93)
“Os filósofos terapeutas ajudam seus clientes a identificar o tipo de problema que enfrentam para poder encontrar a melhor solução, que normalmente é o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.” (pag. 106)
“O conhecimento não ocupa espaço. Só nos falta vontade de pensar, comunicar e desligar a televisão por um tempo. Vamos colocar filosofia em nossa vida? (pag. 109)

Um comentário:

  1. Engraçado, nunca me vi como fonte de conforto espiritual e sim como um agente provocador de inquietações. Achei a escolha paradoxal. É como usar o Sarney para dar exemplos de práticas democráticas. O autor, Allan Percy, usa meus pensamentos filosóficos para solucionar problemas pessoais e profissionais. Em suma, pegaram o Anticristo pra Cristo.
    (NietzCHE, o filósofo gaúcho)

    ResponderExcluir