Mestres

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Arte é Terapia?


Desde a pré-história os seres humanos produzem formas visuais, utilizando-se de símbolos para exprimirem os mundos objetivo e subjetivo. Por intermédio dessas expressões particulares – da arte do homem das cavernas – pudemos reconstruir a história. Muitos podem não considerar arte as imagens e o legado instrumental do homem deste tempo, mas como é mesmo a definição de arte?
Arte é a criação humana de valores estéticos que sintetiza as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura.
Então, a partir desta definição, reconhecemos como arte todo impulso em designar o mundo ou a si próprio, de uma forma diferente; isto porque a culinária, o artesanato, as construções também podem atender à nossa definição de arte.
Entretanto a nossa questão é: A ARTE É TERAPIA?
Hoje em dia vários profissionais resgataram a importância da arte como algo inerente ao ser humano e a incorporaram ao seu trabalho, surgindo as terapias expressivas, a arte-educação, a terapia ocupacional e a arte terapia. Todo fazer com as mãos é terapêutico pois representa atos criativos que levam ao silêncio interior ou à expressão de emoções e sentimentos, havendo uma tendência errônea em se acreditar qualquer atividade artística como arte terapia. É necessário distinguir entre os fazeres artísticos, verificando suas diferenças, objetivos, aplicações e referenciais teóricos.
A arte educação busca estabelecer uma relação entre arte e cognição, objetivando a aprendizagem formal, mas também possibilitando ao sujeito criativo, espontâneo, a capacidade em transformar dificuldades que surjam na vida cotidiana.
Nas terapias expressivas usa-se a dança, a música, o movimento, o teatro e as artes plásticas, buscando-se primordialmente a expressão da singularidade do sujeito.
A sociedade Brasileira de Arte Terapia conceitua em seu estatuto, parágrafo único:
Arte terapia: Método de diagnóstico e tratamento, que utiliza a criação com base na integração de diferentes linguagens tais como: plástica, sonora, corporal, dramática, poética, atuando no campo da reabilitação, psicoterapia, empresa, educação, profilaxia, instituição em geral.
A arte terapia atua no âmbito do simbólico, tentando auxiliar as pessoas a decifrarem seus símbolos pessoais e universais, através da materialização de formas, cores gestos e sons. Ao mergulhar no campo das imagens, fazendo contato com conteúdos conflitantes, conduz o processo ao nível da conscientização e verbalização. A arte é a linguagem, mas a leitura será feita em níveis e teorias diversas.
Assim, percebemos que nem toda arte é terapia, mas chegamos à conclusão junto com Einstein que “ A função mais importante da arte e da ciência é despertar o sentimento religioso e cósmico e mantê-lo vivo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário