Mestres

sábado, 14 de dezembro de 2013

continuação

"Diz o Talmud: Se eu não pensar em mim, quem o fará?"

"Acho que enquanto o indivíduo não descobrir seu melhor e mais saudável egoísmo, não mostrará o melhor de si mesmo."

"Se eu renunciar a ser o centro de meu mundo, alguem  ou alguma coisa vai ocupar este espaço."

"É, sim. É egocêntrico. E é saudável que seja. Não é ruim centrar-se em si mesmo. Insano é querer ser o centro da vida de outro."

"É possível ser egoísta  e ter muita vontade de compartilhar, embora tudo o que nos ensinaram faça com que isso pareça impossível."

"Quanto mais aproveito minha vida, quanto mais satisfeito me sinto, mais treinada está minha capacidade de amar à mim mesmo e os outros."

"...ninguem nunca se esvazia quando ama."

"Autônoma é a pessoa que sabe ser capaz de administrar, sistematizar, e decidir suas próprias normas, regras e seus costumes."

"Acho que a liberdade não é um mito teórico nem está limitada a certas condições. Acredito em uma librdade real e possível. Também, e não só, porque sem liberdade não existiria a autonomia e sem ela não poderiamos deixar de depender dos outros, mesmo que seja para que nos digam no que vai dar este negócio de viver.
E então nosso caminho até aqui teria sido em vão.
Recuso-me a aceitar isso!
Mas eu disse liberdade absoluta.
Por que?
Porque a liberdade com limitações não pode ser considerada liberdade."

"Mais uma reviravolta: se, condicionada por sua história, a pessoa escolhe ser escrava, então é livre ou escrava?
"Na questão do escrevo: se depois de decidir ser escravo ele puder mudar de ideia e escolher ser livre, então é livre, mesmo que viva como escravo; mas, se abandonar para sempre sua possibilidade de escolher, perde a liberdade."

"Na vida real somos sempre responsáveis por nossas escolhas."


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bom dia, amigos
Voltando após um bom tempo afastada....

Há pouco tempo atrás li QUANDO ME CONHECI, QUEM SOU? AONDE VOU? COM QUEM? De Jorge Bucay.

Destaquei algumas passagens que hoje trago para compartilhar com vocês.

QUEM SOU?

" A dependência é, para mim, uma condição obscura e doentia, uma escolha que alguns tentam justificar com diversos argumentos, mas que acaba sempre conduzindo ao comportamento imaturo e irresponsável daqueles que não assumem suas vidas."

"Exatamente como num caso de dependência química, o codependente é portador de uma personalidade propensa aos vícios e pode, em alguns casos, realizar atos irracionais, ou quase, para obter a "droga".

"O codependente, na verdade, não ama. Ele precisa, reclama, depende... Mas não ama."

"Se as saídas propostas não servem porque a independência é impossível, a codependência é doentia e a interdependência não parrece solucionar nada...
A solução que proponho há muitos anos é representada por uma palavra qu não está nos dicionários (pelo menos não ainda): AUTODEPENDÊNCIA"

"Autodepender significa aceitar que não sou autossuficiente nem onipotente, que reconheço minha vulnerabilidade e que nem sempre consigo tudo o que quero, mas que sempre sou responsável por mim.
Ainda sou o maestro dessa orquestra. O fato de não poder tocar todos os instrumentos não quer dizer que devo ceder  a batuta  a outra pessoa."

" O resultado irremediável de saber quem sou e de não depender de ninguem é que assumo a responsabilidade por mim mesmo, torno-me dono de minha vida sempre."

"Sei que não me basto para algumas coisas, pois reconheço que sou carente e que tenho necessidades, mas o único responsável por minhas carências e necessidades sou eu."

" Não  posso começar a percorrer o caminho da felicidade enquanto minhas pegadas não forem deixadas pelos meus próprios pés, enquanto o rumo não for escolhido pelo meu coração, enquanto não for eu quem corre os riscos das minhas decisões, enquanto não souber quem sou e quem não sou."

...CONTINUA...