Mestres

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Homem Contemporâneo


O homem desenvolve seu sistema de representações, com seus símbolos próprios, de acordo com a cultura, a organização social, política e histórica de sua sociedade. Na nossa civilização, percebemos que a substancialidade dos contatos cotidianos, a comunicação entre as pessoas, cada vez mais se fragiliza. Prisioneiro do medo, vítima da violência, distanciado de valores “antigos” de solidariedade e justiça social, o homem contemporâneo fecha-se no seu desamparo e, como habitante do mundo das imagens, mergulha no isolamento, na tecnologia, na eletrônica, na realidade virtual, na tentativa de satisfazer aos seus desejos, afetos e pulsões, afastando-se de suas possiblidades de existencialização.
Então ele sofre! Sofre com o constante estranhamento do mundo real, sofre por não mais se reconhecer, sofre com a perda de sua identidade, de sua unidade; sofre com a consciência de sua finitude.
“ E quando cheguei de minha solidão e pela primeira vez passei por esta ponte: não podia crer em meus olhos, e olhei, olhei ainda..    .....Passo em meio aos homens, como em meio a fragmentos do porvir: do porvir que eu contemplo. E o sentido de toda a minha ação é que eu imagine como um poeta e recomponha em uma unidade aquilo que é fragmento, enigma e horrorosa casualidade”  Nietzsche – Assim Falou Zarathustra
Este é o homem que procura o psicólogo clínico. Um homem atravessado por um mal estar que o desestabiliza, o afeta, o transforma e transtorna.
“E que a força do medo que tenho, não me impeça de viver o que eu sei. Que a morte de tudo o que acredito não me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é o silêncio.” Osvaldo Montenegro – Metade
O psicólogo vem como o intercessor para que este estranho emerja, seja nominado e o informe deixe de ser visto como negativo. Para que as diferenças sejam acolhidas e possam tornar-se “propulsoras do processo de potencialização da vida”, (Ana Lúcia Francisco) este intercesor tentará entender o campo de forças vigente e em emergência que está em ação no conflito, criando condições de escuta, dando passagem, ao que está em vias de diferir.
O trabalho teórico, não se limitando à ordem do psicológico, preso apenas ao passado ou às instâncias psíquicas, visto dirigir-se ao sujeito da co-existência, envolve a transversalidade entre as várias áreas de conhecimento, cartografando o contexto singular deste homem em processo de transformação, do ponto de vista histórico, social, econômico, religioso.
...”nosso ser é mais vasto do que o mundo: pelo nosso coração – sentimento e imaginação – somos maiores do que o mundo, criamos outros mundos possíveis, inventamos outra realidade.”  Marilena Chauí – A Liberdade
Entendendo esta polifonia do homem em seu universo, busca-se alternativas para pensar e funcionar em sociedade, vendo o caos como “portador virtual de crescimento”.
Um novo conhecimento está sendo formado, um novo homem querendo surgir, querendo vir a ser. Um homem múltiplo de vontades, idéias e possibilidades. Um homem criador, inventor, afetador.
Nós somos este homem? Estamos preparados para um encontro com este homem? Estamos conscientes de nossa função no mundo contemporâneo? Exercemos nossa cidadania? Somos compromissados com nossa sociedade? Aprendemos e ensinamos a ser sujeitos?
“Quanto mais prevalecer o desejo de objetividade, em detrimento do de solidariedade – ou dito em termos freudianos, o fechamento identitário, em detrimento da possibilidade identificatória - , mais tenderemos a nos encapsular numa definição mesquinha de “nós”. Exigiremos então dos “outros”, dos que não se “adequam”, dos que não cabem em nossas estreitas definições, o ônus da comprovação de nossa “verdade” ou seja, “superioridade” através de seu rebaixamento, humilhação ou patologização”. Daniela Ropa – Ela é...o que você quizer
Para que a clínica possa ter um sentido não podemos pensar fora do processo histórico, fora do constante processo de transformação do homem e do mundo. Acolhendo a diferença, a vida como finita mas como potência, o homem como devir, singular porque  múltiplo, estaremos criando nossa existência engajados num projeto de futuro.
Eleonora Fonseca Vieira, 1999

A Clínica na Contemporaneidade


Pensar a clínica na contemporaneidade implica, primeiramente, em compreendê-la relacionada ao contexto histórico, social, econômico, político e valorativo vigente em nossos dias. Sem uma compreensão da realidade e um percepção do homem como produtor e produto de seu mundo, não há como se fazer clínica na atualidade, visto as problemáticas sociais, econômicas e políticas obstaculizarem o fluir da criatividade do sujeito.
Partindo-se de uma visão de homem em constante vir a ser, criando e recriando modos de existencialização, reconhecemos a processualidade de sua subjetivação. Entretanto, percebemos que historicamente o homem vem sendo incapacitado a criar, preso a valores culturais de uniformização e reprodução. O diferente é então visto como excêntrico ou louco, marginalizado e excluído.
O homem contemporâneo encontra-se em estado de perplexidade, ainda preso aos modos de pensar e viver da modernidade, sem que estes dêem conta de seu mal estar e questionamentos. Ante ao informe que se apresenta, ao conflito pelo confronto com sua finitude e incompletude, teme a desintegração. Esta é a “doença” dos nossos tempos – o medo da perda da vida, a não aceitação do caos como portador e condição, para o crescimento. A “doença” então, deve ser vista como um processo, como uma luta de forças interiores e exteriores frente ao novo campo que se apresenta; como condição para o criar, o formar, o transformar. No criar artístico, assim como na vida, “todo construir é um destruir”.
O primeiro objetivo da clínica deve ser, portanto, possibilitar espaços de criação; possibilitar ao homem sair de seu aprisionamento para poder caminhar. Dada à imobilização dos processos criativos deste homem contemporâneo, faz-se muitas vezes necessário um exercíciio no concreto, pois estruturando a matéria, também se estrutura dentro de si. A partir do ato criador concreto é despertada a capacidade de compreensão – relacionando, ordenando, configurando – dando significado às situações de vida. Criando no concreto o homem torna-se livre para criar formas de existencialização.
Assim, as intervenções junto a este homem desamparado, devem dirigir-se à escuta das linhas de virtualidade de cada contexto, à escuta deste habitante estranho em nós, possibilitando experimentar o efeito diferenciador da alteridade, articulando nosso ser dentro do não ser. Devem objetivar uma cartografia das forças e fluxos vigentes e as que estão emergindo, constituindo-as em nossa bússola interior, tendo como referência os princípios estético, ético e político.
De uma perspectiva estética, a clínica tem caráter criador, representa o fazer permanente da existência; é a obra de si mesmo. O princípio ético viabiliza espaços existenciais comprometidos com a produtividade do ser, com sua capacidade de fazer escolhas, assumí-las e ser responsável por elas. O princípio político refere-se às mudanças nas formas de subjetivação, criando condições para que sejam firmados novos modos de existência.
Tal como Leonardo da Vinci, poderemos nos tornar intercessores dos processos criativos, veículos do emergir da forma-palavra, capaz de converter a expressão subjetivada em comunicação. Assim, a clínica contemporânea promoverá a interpenetração da arte com a ciência.
“ O caminho é um caminho de crescimento. Seu caminho, cada um o terá que descobrir por si. Descobrirá caminhando. Contudo, jamais seu caminhar será aleatório. Cada um parte de dados reais; apenas o caminho há de lhe ensinar como os poderá colocar e com eles irá lidar. Caminhando saberá. Andando o indivíduo configura seu caminho. Cria formas, dentro de si e ao redor de si. E assim como na arte o artista se procura nas formas da imagem criada, cada indivíduo se procura nas formas do seu fazer, nas formas do seu viver. Chegará a seu destino. Encontrando, saberá o que buscou”. Fayga Ostrower – Criatividade e Processos de Criação
Eleonora Fonseca Vieira, 1999

quinta-feira, 27 de maio de 2010


A BRINCAR E A APRENDER
Maria da Graça Messias Henriques - Psicologa e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra - Portugal
RESUMO
A autora  destaca que o brincar e a aprendizagem estão intimamente ligados. Considera que a esfera lúdica, num plano emocional, é revitalizadora tanto quanto mediadora da aprendizagem que, por sua vez, possibilita a criação. Também reflete que a resistência ou a incapacidade de participar de algum jogo revela um Eu inundado por temores que pode inibir o pensamento e o desenvolvimento psico-emocional e relacional.
Certamente, não é especulativo dizer que quando bebê, o brincar revela-se de forma sensitivo-motora; contudo, desde esse primórdio já existem características próprias de movimento, de sensibilidade e de reações reflexas que anunciam o desenvolvimento psicológico, paralelo ao fisiológico, ou melhor, às sensações cinestésicas. Significa que a partir dessas sensações, explora e apreende o mundo realizando atividades que, centralizadas em seu próprio corpo, prepara o desenvolvimento de funções como o andar e a linguagem. Porém, nesse jogo autocósmico, como chama Erickson, é imperioso dar-mo-nos conta das dimensões emocionais e afetivas que o compõe, uma vez que neste espaço potencial, no sentido de que fala Winnicott, objetiva a vinculação. Admitir-se-á, portanto, que a partir dessa vinculação o bebê está pronto a encontrar com o mundo dos brinquedos e, mais crescido, compartilhar sua imaginação e fantasia.
É curioso (quanto envolvente) observarmos como o brincar das crianças têm a ver com a espontaneidade de seus olhares[1]. Todas as vezes que brincam o fazem não tão-somente por serem capazes de participar da natureza, como em Rousseau quando afirmou que a natureza deseja que as crianças sejam crianças antes de ser homens, mas por serem capazes de olhar com seriedade os afetos, quando estão a brincar. Talvez, por isso, brincar seja um espaço do qual não pode ser abandonado, tanto porque se descobre a si (e ao outro) através dos brinquedos e brincadeiras (portanto, aprende-se!), quanto, já dizia Claparède, por ser a única atmosfera em que o ser psicológico pode respirar e agir.
A importância do brincar e dos brinquedos, no sentido clássico do termo, não constitui apenas uma necessidade biológica destinada a descarregar energia. Quando as crianças brincam é à verdade, porque pensam sobre suas experiências emocionais e torna (re)conhecível suas potencialidades. Como não há gestos inúteis, qualquer que seja a atividade lúdica conduz ao encontro da criatividade. Winnicott (1975) nos fala enfaticamente que “é no brincar que o indivíduo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)”.
Na expressão de Groos (1940) é suposto com sensatez que as descobertas e invenções mais primitivas foram criadas, provavelmente, a partir do envolvimento lúdico com as coisas: o domínio do fogo, por exemplo.
Assim, num plano mental, brincar não é puro divertimento. Supõe a evocação de uma relação de domínio e triunfo entre a realidade psíquica e o mundo real no qual se vive, conferindo harmonia ao pensamento e às emoções. Talvez por isso, quando se brinca, organiza (ainda que intuitivamente e numa qualidade mágica) o mundo interior e abre espaço para a aprendizagem, num processo análogo ao das crianças quando encaixam quebra-cabeças, como percebendo que haverá sentido na junção das peças, e também entendessem que aprender converte o significante em significado. Haverá, então, a partir do lúdico, um lado estruturador na aprendizagem: não faz sentido aprender quando se não o faz por um sentido dentro de nós.
Muitas das indisponibilidades para a aprendizagem talvez surjam quando o brincar das crianças se encontram com o silêncio do desejo de aprender. Esse silêncio, não deixa lugar para a imaginação (e, tantas vezes, por isso, inibe o pensamento, que é uma maneira de não perceber os afetos) e a curiosidade que, separada do desejo, não pode cultivar a idéia.
Van-Helmont[2] diria que o desejo realiza-se na idéia e que, por sua vez, realiza o encantamento. Nele, suponho, sobressai os gestos mágicos que, manifestados no brincar, alimenta os sonhos, dramatiza os comportamentos e dá asas à criatividade. Esses movimentos serão como disponibilizadores de “espaço-conteúdos” para a aprendizagem. Afinal, como já tenho dito, a verdade com que as crianças brincam (conscientes do que é o brincar) imprimem um mister de significados essenciais à relação, conjugando suas emoções e propiciando o seu crescimento.
Por outro lado, perante a criança que não consegue aprender (aquilo que esperamos que ela aprenda) urge considerarmos uma criança que não consegue dar sentido ao brincar; talvez, porque perceba-se incapaz de dar à sua realidade interna o seu significado. Cristalizadas, bloqueiam as experiências no espaço vivido do brincar e do aprender.
Mário[3], 9 anos, realizando pela segunda vez a 2a série, encontrava-se com dificuldades em Matemática. O motivo pelo qual nos foi levado pelos pais (por recomendação da professora) dizia respeito também a uma ansiedade difusa, freqüentes queixas somáticas (cefaléias) e uma rejeição ativa em participar das atividades escolares, sobretudo das brincadeiras recreativas. A sua relação com os colegas tinha-se transformado num constante desentendimento, no qual Mário era evitado por estar sempre a agredir.
Nas primeiras sessões, Mário prostrou-se num estado de não ser capaz de brincar, numa mesma proporção do medo que sentia em assumir os riscos que o início (até o (in)finito) de uma relação (afetos e pensamentos) implica. Embora se comunicando verbalmente com favorável disposição, não tocava nos brinquedos. Dizia não apreciá-los, nenhum jogo, revelando uma atitude que parecia resguardar-se de tudo e de todos, como aos seus segredos mais íntimos. Recorria massivamente ao relato de suas brigas com os colegas, declarando ser o motivo principal da sua recusa em ir à escola como ao de não gostar de estudar porque a professora era-lhe insuportável.
Nas sessões subsequentes, após relevantes esforços no sentido de lhe mostrar o privilégio do poder (do) brincar, apresentou-se mais receptivo e espontâneo aos jogos (e de certo modo, aos sonhos[4], tendo-se prontificado, nessa altura, a contar-nos os sonhos que tivesse no dia anterior ou à semana do atendimento), permitindo, a partir de então, não tão-somente trabalharmos as suas dificuldades escolares, mas ajudá-lo a re-organizar suas experiências e conflitos internos.
Detive-me, resumidamente neste caso, apenas para elevar a importância e a coerência que o brincar e o jogo representa na realidade da criança. Perante a estas emoções, permite-se mudanças psíquicas. Quando o brincar torna-se dramaticamente intolerável, sente-se só para aprender e submerso em angústias. Semelhante ao brincar (que funciona como uma catarse, segundo o qual libera-se emoções contidas e encontra-se alívio), o aprender transpõe o temor de ficar enclausurado (numa ignorância sem afetos e sem espaço para confiar os pensamentos). Relembro Chateau (1961), ao refletir que “não podemos imaginar a infância sem os seus risos e os seus jogos. Imaginai que, de repente, as crianças deixavam de jogar, que os recreios das nossas escolas se tornavam silenciosos, que já não éramos distraídos pelos gritos ou até pelos choros que vêm do jardim ou do pátio do recreio. Já não teríamos junto de nós esse mundo infantil que faz as nossas alegrias e os nossos tormentos, mas um povo triste de pigmeus ineptos e silenciosos, sem inteligência e sem alma”. Imaginem...
BIBLIOGRAFIA
* CHATEAU, J. A criança e o jogo. Coimbra: Biblioteca Filosófica, 1961.
* ERIKSON, E. H. Infância e sociedade. Rio de Janeiro: Zattar Editores, 1971.
* GROOS, C. O brincar como factor psicológico. Lisboa: Editora Argo, 3a edição, 1940.
* ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A, 3a edição, 1979.
* WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975
[1] - Poder-nos-emos perguntar se a criança portadora de deficiência visual grave (como a cegueira) torna-se limitada na sua espontaneidade. Absolutamente! Pois têm uma maneira particular de se expressarem, olhando o mundo com outras capacidades sensoriais e perceptivas que dispõe um universo de emoções e afetos providenciando o auto-descobrimento.
[2] - Van-Helmont foi um filósofo alquimista entre o século XVI e XVII, que atribuía o resultado de seus amuletos e encantamentos ao magnetismo emitido pela vontade. Na sua concepção, o homem possui uma energia que obedece à vontade que, ligada ao potencial imaginativo, é capaz de atuar e influir sobre as pessoas e os objetos.
[3] - Nome apropriadamente simulado
[4] - O brincar pode ser considerado análogo ao sonhar, permitindo existir um espaço onde ambos revelam o mundo interno e se torna realidade sem, no entanto, amedrontar-se com ela sempre que, no espaço interior de alguém, sentir despertar a confiança.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sobre os motivos de não discernirmos que estamos em sonho




Cleber Monteiro Muniz - 2001
(reprodução autorizada desde que citado o autor.Texto registrado.)


Possuímos um ceticismo tão poderoso em relação à existência concreta de um mundo onírico em nosso interior que quando estamos dentro do mesmo, e disso desconfiamos, a solidez numinosa das cenas vistas nos faz crer que estamos "do lado de cá" da nossa vida.
Temos a idéia, mais ou menos inconsciente, de que não há um mundo onírico concreto e análogo ao físico dentro de nós. Essa forma de pensar é tão arraigada que, quando alcançamos em sonho a auto-indagação sobre onde estamos, a resposta quase sempre é a mesma: "Estou no mundo físico". Isso ocorre porque forjamos uma resposta condicionada sem o perceber ao invés de buscá-la cuidadosamente nos elementos oníricos presentes, deixando que o mundo dos sonhos nos dê a resposta.
O fato de estarmos diante de uma concretude numinosa é considerado por nossa consciência imatura como uma prova incontestável de que o mundo em que estamos é o exterior. Isso deriva do ceticismo em relação à possibilidade do mundo dos sonhos ser, à sua maneira, verdadeiro e concreto e da concepção de que a sensação identificadora do que é não-ilusório seja exclusivamente proporcionada pelo mundo exterior. É importante frisar bem isso: o mundo onírico é real à sua própria maneira, ou seja, enquanto um universo fantástico e imaginal dentro do homem e não à maneira do mundo físico ser real. Isso é diferente de afirmar que as ocorrências oníricas sejam parte integrante do mundo externo. Semelhante idéia seria absurda uma vez que desde o ponto de vista esclusivamente extrovertido os sonhos são realmente abstratos. Entretanto, desde o ponto de vista psíquico eles são concretos porque a psique é composta por energias e as energias não são abstratas. Elas existem e são o componente dos processos imaginais. Saiani (2000, p. 89) afirma que "a matéria e a psique são passíveis de uma interpretação energética." Entendo que não se pode considerar o energético abstrato pois isso implicaria em desconcretização de ondas. Se levássemos essa linha de pensamento avante, teríamos que atribuir um caráter abstrato a qualquer outra forma de energia de frequência ou intensidade inacessíveis aos nosso padrões mensuratórios.
O fator concretude é inadequado enquanto critério diferenciador do plano da existência no qual estamos em um dado momento. Não obstante, é quase sempre usado pelo ego, equivocadamente, como critério de discernimento entre o que é físico e o que é onírico. A tentativa de reconhecimento do teor onírico/físico de uma cena percebida por via direta em geral é feita tendo-se por base a concretude da mesma: se for concreta e nítida a consideramos externa, pressupondo, mais ou menos subconscientemente, que se a cena fosse interna seria "abstrata". Acreditamos que estar dentro de um sonho é estar envolto por névoas e imagens "virtuais", às vezes transparentes, como se o contexto intra-onírico fosse menos que o nada...
O equívoco desse critério consiste no fato de que o mundo onírico é tão concreto quanto o físico, apesar de suas peculiaridades no que se refere a leis e princípios que regem a lógica dos acontecimentos. Os processos oníricos não seguem a mesma lógica dos processos físicos. A matéria onírica, por exemplo, é altamente plástica e se modifica incessantemente a partir dos impulsos conscientes e inconscientes de pensamento e sentimento, fazendo com que os objetos psíquicos alterem a forma repentinamente. Mas isso não significa que tenham existência ilusória.
As percepções internas durante o sono são tão nítidas e numinosas quanto as externas, razão pela qual a nitidez e a concretude dos objetos que circundam o ego jamais devem servir como elemento diferenciador e proporcionador do discernimento nesse campo.
Os elementos componentes do universo dos sonhos são energéticos. Como, durante o sono, nossa consciência é pura energia (pois ao dormir abandonamos temporariamente a existência consciente sob a forma mais densa), vibramos no mesmo nível de concretude das imagens interiores, razão pela qual elas se nos apresentam como palpáveis. A sensação de tocar objetos sólidos e sentir seu cheiro e sabor em sonhos é autêntica e
advém dessa afinidade vibracional. Nela reside a origem do impacto numinoso das endopercepções.
Pelo motivo referido, é incoerente tomar a nitidez das percepções dos objetos oníricos e/ou sua concretude como critério diferenciador dos nossos universos paralelos, sejam eles pessoais ou transpessoais. O universo interior acessado durante o sono é tão concreto quanto este. O que ocorre é que existem concretudes relativas: quando a consciência está em afinidade vibratória com o mundo exterior, seus objetos lhe parecem concretos; quando ela vibra em sintonia com o mundo onírico, seus elementos lhe parecem sólidos.
Isso se explica pelo fato de possuirmos em nossa constituição vários graus de condensação da energia: há em nós uma porção mais densa e uma mais sutil. À densa chamamos corpo físico e à sutil psique. A sutileza ou densidade o são apenas em relação ao seu oposto.
O que é abstrato em um nível vibracional da consciência não o é em outro. Por isso os loucos gritam desesperadamente e os pesadelos nos aterrorizam, na hora em que acontecem. Os objetos sólidos do mundo exterior são agregações energéticas cuja intensidade centrípeta é suficiente para provocar peso e dureza. Algo similar ocorre em outros níveis de consciência com as energias psíquicas.
A consciência que está no corpo é parte de sua constituição energética. Ela possui elasticidade e variabilidade vibracional, indo da sintonia com agregações densas de energia até a sintonia com agregações ultra-sutis, as quais são consideradas, de um ponto de vista usual e externo, como desagregações.

Como quase todos nós, ocidentais, somos, inconscientemente e numa certa medida, materialistas, por nos polarizarmos violentamente na extroversão, quando estamos em outra dimensão de nossa vida não acreditamos nisso. Nos acostumamos a duvidar da existência de outros mundos paralelos ao vígil.
O ceticismo arbitrário com relação à existência de um verdadeiro mundo interior é, portanto, um dos motivos pelos quais o ego não alcança discernir que se está na dimensão desconhecida durante o sono.
Outro motivo é a fascinação. Em nossa vida consciente, nos condicionamos a viver fascinados por todos os elementos externos e a nos esquecer de nós mesmos. Em virtude disso, a tendência de fascinar-se enraizou-se demasiadamente em nossa cultura e em natureza psíquica.

Quando dormimos e nos deparamos com elementos denunciadores de que estamos sonhando, como certos acontecimentos impossíveis que desafiam a lógica tridimensional (elefantes arborícolas, ratos que cantam heavy metal etc.), nos fascinamos pelos mesmos e nos esquecemos de observar os objetos que fazem parte da cena onírica que nos rodeia à procura de fatores de diferenciação que possam nos proporcionar de modo inequívoco o reconhecimento da dimensão em que estamos.

Ao invés de observar os elementos internos mantendo a recordação de nós mesmos, sem nos fascinarmos, nos identificamos com eles. Trata-se de uma distração: ficamos distraídos com os acontecimentos interiores e nos esquecemos de discernir.

Temos uma consciência egóica, adormecida, anestesiada e insensível para os fenômenos sutis que fazem parte de nossa constituição interna e por isso não são muitas as pessoas que alcançam um despertar intra-onírico.

Referência bibliográfica:
· SAIANI, Cláudio. Jung e a Educação: Uma análise da relação professor/aluno. Primeira edição. São Paulo: Escrituras, 2000.

Dados do autor para bibliografia:
Monteiro Muniz C - Sobre os motivos de não discernirmos que estamos em sonho, in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, 2001, disponível em http://sites.uol.com.br/gballone/colab/cleber5.html#2

fonte:http://gballone.sites.uol.com.br/colab/cleber5.html#2

segunda-feira, 10 de maio de 2010

18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial - deste ano tem muito a comemorar. O ano de 2010 representa um avanço para a Luta Antimanicomial, com a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) - Intersetorial, entre os dias 27 e 30 de junho, que pretende discutir e traçar novos rumos para a área.


O tema solidariedade: há em ti, há em mim, escolhido para este ano pelo coletivo mineiro da luta antimanicomial como norteador de suas atividades comemorativas e assumido posteriormente como tema nacional de 2010, dialoga com a conjuntura da Reforma Psiquiátrica e com a situação mundial, principalmente aquela destacada a partir do desastre do Haiti que, somada a tantas que se seguiram, se enlaçou a um dos princípios da luta antimanicomial, a solidariedade.


No início do ano um terremoto arrasou a capital Porto Príncipe e complicou ainda mais a vida da população do país mais pobre das Américas. Este ano de 2009, aliás, segue requerendo dos cidadãos muita solidariedade, com os deslizamentos que aconteceram aqui perto, no Rio, os terremotos no vizinho Chile e na distante China.


Na luta diária por uma sociedade sem manicômios, muitos são os terremotos e muitas são as resistências a enfrentar. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Para tanto, apóia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política, que exige a transformação de muitas outras políticas e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.


O 18 de maio deste ano enfoca a solidariedade como compromisso de todos com a felicidade coletiva, com a garantia da cidadania plena a todos os sujeitos.

IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial


Em 30 de setembro de 2009, foi realizada a Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial a Brasília, evento que reuniu cerca de 2,3 mil participantes entre usuários da Saúde Mental, familiares, trabalhadores da saúde e apoiadores. Organizada pela Rede Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) com o apoio do CFP, teve conquistas iniciadas nas 13 audiências realizadas em ministérios e no Congresso.


Uma das principais reivindicações foi atendida no mesmo dia, durante a audiência com Gilberto de Carvalho, chefe de Gabinete Pessoal do presidente da República, que transmitiu, em nome do presidente Lula, o compromisso com a realização da IV CNSM.


Com o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, a Conferência contará com três eixos temáticos:


1. Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais
2. Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais
3. Direitos Humanos e cidadania com o desafio ético e intersetorial

O regimento e a Comissão Organizadora foram aprovados na 206ª reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), processo no qual o CFP teve e mantém intensa participação. Conheça aqui.


Observatório de Saúde Mental & Direitos Humanos


O Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos, da Rede Internúcleos de Luta Antimanicomial, foi reformulado em fevereiro de 2010, quando ganhounovo visual e teve seus objetivos reforçados. Com espaço privilegiado para abordagens sobre Saúde Mental e Direitos Humanos, o Observatório tem como prerrogativa a defesa por políticas públicas que assistam aos portadores de transtorno mental, a cobrança pelo respeito e pela inserção dos usuários na sociedade. Tem espaço para denúncias de casos de violação de direitos relacionados à saúde mental e notícias sobre políticas públicas para a área. Em 2010, vem cobrindo as movimentações para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental.


Ele é um instrumento político para requisitar políticas de Direitos Humanos aos órgãos responsáveis, em busca da construção de uma sociedade melhor, sem manicômios.


Considerando que a Saúde Mental deve caminhar sempre em conjunto com os Direitos Humanos, de forma a garantir assistência em liberdade aos portadores de transtorno mental, por meio da Luta Antimanicomial, o Observatório já conta com amplo número de visitantes que participam com comentários e fazem denúncias que garantem o reforço na busca por direitos perante a sociedade.


Acesse www.osm.org.br


Publicação


Para contribuir com as discussões para a IV CNSM, a Renila e o CFP organizaram a publicação "IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial. Por uma IV Conferência Antimanicomial: contribuições dos usuários".


A publicação traz as pautas encaminhadas pelos usuários aos ministérios e à presidência da República, durante a Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Conta, também, com um mapa detalhando a quantidade de participantes por estado e links para os vídeos oficiais da Marcha.


Sua grande contribuição está na possibilidade de subsidiar a análise e as reivindicações necessárias às políticas públicas, especialmente de saúde mental, no processo da Conferência, em perspectiva afinada com o projeto de uma sociedade sem manicômios e, portanto, solidária e comprometida com os direitos de igualdade e diversidade.


A publicação pode ser acessada aqui . Também está disponível na página do Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos


Os cinco vídeos que sintetizam a Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial também estão disponíveis na internet no link http://www.youtube.com/user/confederalpsicologia#p/u/4/FG1s-mq5GIc

Fonte: POL

quarta-feira, 5 de maio de 2010

DEUSAS



         Arquétipos, segundo Carl Jung, referem-se  a imagens simbólicas que estão gravadas no inconsciente, no imaginário coletivo e que se expressam através dos instintos, comportamentos e sentimentos. Pode-se dizer que estão gravados na alma da humanidade, numa repetição de geração em geração.      
        No universo feminino, nós temos os arquétipos das deusas, que fluem em nossos sentimentos, nos nossos comportamentos e pensamentos. E de alguma forma,  esses arquétipos das deusas influenciam também o universo masculino, que busca e se sente atraído por eles nas mulheres de seu convívio.   
        As deusas são muitas,  e conhecê-las é importante, porque interpretar uma mulher a partir das deusas, nos permite ter uma visão ampla do complexo universo feminino. Complexo pelo fato de uma mesma mulher poder personificar arquétipos de várias deusas ao mesmo tempo, ou ainda, poder  mudá-lo dependendo da fase da vida.     
       Na mitologia grega temos várias deusas, dentre elas:  Deméter, que personifica a mãe, é a deusa da fertilidade;  Hera, a deusa do casamento, do protótipo da relação patriarcal, da esposa ciumenta; Afrodite, a deusa do amor, deusa da paixão, simboliza o instinto sexual, o papel de amante;   Atenas, personifica a intelectualidade, é a deusa da sabedoria;  Héstia respresenta a virgem, está relacionada à busca interior;   Perséfone a deusa da morte e do inconsciente, representa o misticismo.   
        Já no Egito, a mais conhecida é Isis, a deusa provedora da vida; e através de seu amor, o homem afogado na luxúria e na paixão eleva-se à vida espiritual. Protetora das mulheres, é a mãe que nutri e alimenta tudo que gera.    
        Na cultura hindu-butista temos Tara, ou Kuan Yin, a deusa do amor e da compaixão, que é venerada no oriente assim como Maria, da cultura cristã, é venerada no ocidente; e as duas são presenças divinas fortemente sentidas no seio feminino.  
        Há muitas outras deusas, e todas elas, com seus atributos, caracterizam o universo do inconsciente coletivo feminino. No entanto, vou citar duas sínteses de arquétipos que encontrei em um artigo de Fátima Rodrigues Graziottin, e que retratam bem a divisão do universo feminino atual: o da “mãe-madona” e o da “hetaira-prostituta”.   
        O arquétipo da “mãe-madona” é representado por todas as deusas do amor incondicional, da sabedoria, da fertilidade e fecundidade, da transformação mágica, da sabedoria e elevação espiritual, do instinto e impulsos favoráveis.     
        Já o arquétipo da “hetaira-prostituta”, pode ser representado por Lilith, a deusa da cultura suméria, e tem como atributos a sensualidade, a natureza indomável, os instintos selvagens, a independência, a liberdade, a graça, o prazer, a beleza, o entusiasmo, a alegria, o sexo sagrado.    
        Segundo Fátima Rodrigues Grazziotin, atualmente, as mulheres querem ser: “mães-hetairas”. Ou seja, ser mulheres livres, cuidadoras, inteligentes, sensíveis, cultas e capazes de expressar todo seu potencial sem preconceitos ou mau juízo.   
        Já para os homens, saber entender e encontrar esses arquétipos em uma mulher é importante para o equilíbrio do ânimus e ânima, e a qualidade da relação.   
        E para nós mulheres, a presença de todas as deusas e seus arquétipos nos tornam privilegiadas, pois somos sempre envolvidas nos braços da unicidade da Grande Mãe, e dela recebemos sua Proteção e Graça Divina!
Mirian Menezes 

terça-feira, 4 de maio de 2010

Como o afeto pode ser parceiro das relações familiares


            Pessoas boas fazem coisas boas. Pessoas que amam fazem coisas amorosas. Não há como ser diferente. O que somos torna-se mais importante do que o que fazemos, sobretudo no âmbito das relações interpessoais. Quando falamos do relacionamento entre pais e filhos, estamos falando, fundamentalmente, do ser; o fazer será uma conseqüência.
            Isso explica a frustração de alguns pais que se esmeram no fazer, mas esquecem de ser para seus filhos pessoas que amam. Para os filhos o fazer, embora seja necessário, decresce de importância diante  da expressão do ser, até porque o nosso “fazer” só terá consistência  se for percebido e sentido como uma resultante natural do que somos.
            Por essa razão, é preciso que os filhos vejam em nós o que queremos ver neles. Sem essa constatação eles terão uma dificuldade a mais para incorporar a seus comportamentos aquilo que lhes ensinamos. Mais do que explicações, eles precisam de exemplificação. O que dizemos a eles precisa estar revestido da autoridade de quem se comporta da forma como sugere que façam.
            A relação de afeto estabelece o ambiente no qual se processa o desenvolvimento em todas suas frentes. E esse amor começa quando começamos a mostrar a nossa alma para eles. É por isso, que a ligação entre duas pessoas não se dá pela fusão, mas pela relação.
            Na relação de amor com o  filho, não basta que ele tenha certeza e segurança de que o amamos. Mais do que isso, será necessário manifestar o amor que temos por eles. Para o outro, amor que não se manifesta, aparece como uma interrogação, que, geralmente, se consubstancia na dúvida. E a dúvida que persiste, constrói o vazio.
            Provavelmente, a grande falha dos pais na construção de uma relação de afeto com os filhos reside na dificuldade de expressar o amor que, sem dúvida, eles já têm. É doloroso termos a certeza de que amamos sem que o objeto do nosso amor se disponha a aceitar a nossa doação afetiva por não encontrar evidências tranqüilizadoras.
            O amor que não se expressa na ação se assemelha a um rio congelado: continua sendo rio, mas perde a sua função principal. Amores “congelados” não têm como atuar dinamicamente na relação parental.
            O amor será parceiro das relações entre pais e filhos quando cumprir três funções indispensáveis: Primeiramente, quando aceitar a imperfeição como o caminho do desenvolvimento. Em segundo lugar, quando se expressar de uma forma paciente. Não com aquela paciência que “tem limites”. Paciência que é paciência, é infinita. É verdade, que às vezes, nos cansamos de ser pacientes. Aí, só teremos uma saída: descansar e continuar a nossa caminhada de paciência. Em terceiro lugar, o amor será parceiro quando entendermos que precisamos exercitar a boa vontade de ouvir os filhos naquilo que eles têm a dizer e não simplesmente no que pretendemos ouvir.
            Nas relações interpessoais, se quisermos fazer parte das soluções, teremos de aceitar fazer parte dos problemas. No grupo familiar, os problemas de um são, na realidade, os problemas de todos. A família é a conjunção da diversidade. E a família é a verdadeira expressão do conjunto no qual seus membros não perdem a individualidade. Nisso reside a sua força. Quando se tenta atingir a individualidade através de uma pedagogia repressora, destruímos a sua condição de conjunto pela perda da coesão.
            Sem afeto as relações morrem por desnutrição.
            Toda convivência exige daqueles que dela participam, uma expressão de afeto, que nada mais será do que uma declaração de amor, por silenciosa que seja.

Luiz Schettini Filho

Psicólogo

CURRICULUM

Formação acadêmica em Psicologia, Filosofia e Teologia
Professor de Psicologia da Infância, Psicologia da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem.
Psicólogo clínico
Autor de livros e CDs na área de Psicologia da Educação e Psicologia Interpessoal.

Paramahansa Yogananda



É normalmente mais ou menos fácil analisar os outros e os classificar de acordo com a personalidade. É freqüentemente mais difícil virar a pesquisa para o interior com estrita honestidade, mas isso é o que você deve fazer para poder descobrir qual aperfeiçoamento ou mudança é necessária.
Paramahansa Yogananda